terça-feira, 30 de março de 2010

Topologia em anel

Numa rede que possui uma topologia em anel, os computadores são situados num anel e comunicam cada um de sua vez.
topologie en anneau
>

Na realidade, os computadores de uma rede em topologia anel não estão ligados em anel, mas ligados a um distribuidor (chamado MAU, Multistation Acess Unit) que vai gerir a comunicação entre os computadores que a ele estão ligados, fixando para cada um deles um tempo de palavra.

Topologia em estrela

Numa topologia em estrela, os computadores da rede estão ligados a um sistema material central chamado hub ou concentrador. Trata-se de uma caixa que compreende diversas junções às quais se podem conectar os cabos provenientes dos computadores. Este tem como papel assegurar a comunicação entre as diferentes junções.
topologie en étoile



Contrariamente às redes construídas numa topologia em bus, as redes de acordo com uma topologia em estrela são muito menos vulneráveis porque pode-se facilmente retirar uma das conexões que a desligam do concentrador sem, no entanto, paralisar o resto da rede. O ponto nevrálgico desta rede é o hub, porque sem ele mais nenhuma comunicação entre os computadores da rede é possível.
Em contrapartida, uma rede de topologia em estrela é mais cara que uma rede de topologia em bus porque um material suplementar é necessário (o hub).

Topologia em bus

Uma topologia em bus a organização mais simples de uma rede. Com efeito, numa topologia em bus todos os computadores estão ligados a uma mesma linha de transmissão através de cabo, geralmente coaxial. A palavra “bus” designa a linha física que liga as máquinas da rede.
topologie en bus



Esta topologia tem por vantagens ser fácil de installar e funcionar facilmente. Em contrapartida, é extremamente vulnerável já que se uma das conexões for defeituosa, é o conjunto da rede que é afectado.

Topologia das redes

Uma rede informática é constituída por computadores ligados entre eles graças a linhas de comunicação (cabos redes, etc.) e elementos materiais (placas de rede, bem como outros equipamentos que permitem assegurar a boa circulação dos dados). O arranjo físico, isto é, a configuração espacial da rede chama-se topologia física. Distinguem-se geralmente as topologias seguintes.

terça-feira, 16 de março de 2010

Rede de área alargada (WAN)

A rede de área alargada (“Wide Area Network”) tem a dimensão correspondente a países, continentes ou vários continentes. São na realidade constituídas por múltiplas redes interligadas, por exemplo LANs e MANs. O exemplo mais divulgado é a "internet". Dada a sua dimensão e uma vez que englobam LANs e WANs, as tecnologias usadas para a transmissão dos dados são as mais diversas, contudo para que as trocas de informação se processem é necessário um elo comum assente sobre essa tecnologia heterogénea. Esse elo comum é o protocolo de rede.
A interligação ("internet working") de redes de diferentes tecnologias é assegurada por dispositivos conhecidos por "routers" (encaminhadores). Um "router" possui tipicamente ligação física a duas ou mais redes, recebendo dados de uma rede para os colocar na outra rede..
Por exemplo quanto um particular estabelece uma ligação telefónica com um fornecedor de serviços internet (ISP), podemos considerar que a parte da rede telefónica que está a ser usada passa a fazer parte da WAN que é a "internet".


Rede metropolitana (MAN)

Uma "Metropolitan Area Network" é basicamente uma WAN, cuja dimensão é reduzida, geralmente também assegura a interligação de redes locais. A área abrangida corresponde no máximo a uma cidade. São usadas por exemplo para interligar vários edificos afins dispersos numa cidade.
A tecnologia empregue pode incluir redes ponto-a-ponto ou usar meios que permitem um débito mais elevado . Uma vez que as redes de área metropolitana envolvem a utilização de espaços públicos, apenas podem ser instaladas por empresas licenciadas pelo estado, sendo a tecnologia de eleição o ATM. Os únicos casos em que é possível realizar interligações através de espaços públicos é usando micro-ondas rádio ou laser, mesmos nestes casos existem restrições quanto a potência de emissão.

Um exemplo de MAN actual e bastante conhecido entre o público geral é a "net-cabo"



Rede local (LAN)

(Wireless Local Area Network) é uma rede local que usa ondas de rádio para fazer uma conexão Internet ou entre uma rede, ao contrario da rede fixa ADSL ou conexão-TV, que geralmente usa cabos. São redes de débito medio ou alto (desde 10 Mbps até 1 Gbps, sendo actualmente o valor de 100 Mbps o mais comum). Existe um conjunto de serviços e protocolos que são caracteristicos das redes locais e que fazem parte da definição de

Wireless Distribution System:

A modalidade Wireless Distribution System permite a interconexão de access points sem a utilização de cabos ou fios.







sexta-feira, 5 de março de 2010

O Anúncio Português Censurado

Reflexão Critica De MASS MEDIA

Nos tempos de hoje é importante reflectir sobre a importância que os MASS MEDIA,

têm na nossa sociedade e até no nosso dia - a - dia.

A minha opinião, sobre este assunto assenta sobre, o que temos vivido e assistido ao longo deste últimos anos. Onde a comunicação social tem sofrido, gradualmente pressões de vários organismos públicos para só informarem o público sobre o que mais convêm a algumas ilustres personalidades do nosso Pais, sendo essa informação difundida pela televisão, jornal e rádio.

Por outro lado, através da publicidade, tentam demonstrar que não podemos viver e sobreviver sem alguns bens, incitando ao consumo das mais diferentes faixas etárias, onde a publicidade nem sempre cumpre as regras impostas.

Aprendi que os Mass Media são estruturas altamente organizadas. Fiquei a conhecer qual o papel dos satélites de comunicação nos Mass Media e os diferentes satélites existentes e as suas características.


quinta-feira, 4 de março de 2010

DEFENIÇÃO DE MASS MEDIA

Os Mass Media são sistemas organizados de produção, difusão e recepção de informação. Estes sistemas são geridos, por empresas especializadas na comunicação de massas e exploradas nos regimes concorrenciais, monopolísticas ou mistos. As empresas podem ser privadas, públicas ou estatais.



Os Mass Media acentam em diferentes suportes ou tipos de transmissão da informação:

Por difusão - Scriptovisual (imprensa escrita)

- Audio (rádio)

- Audiovisual (televisão e cinema)

Por edição - Scripto (livro)

- Audio (disco)

- Scriptovisual (cartaz e poster)

- Audiovisual (documento audio visual)

Os vários meios de expressão social: a imprensa, a televisão, a rádio e o cinema, são orientados para um público que se pretende o mais abrangente possível, produzindo um produto específico de mensagens políticas, ideológicas, comerciais, recreativas e culturais etc.

MASS MEDIA

DIVISÃO


No exemplo acima usamos três células na fórmula, apesar de ser necessário no mínimo duas. 50 dividido
por 2 igual a 25 que divido por 5 é igual a... 5 :-)

 
Enfim, a fórmula da divisão é a seguinte: =CEL1/CEL2.

MULTIPLICAR


Como vemos na imagem acima a fórmula para a multiplicação é =CEL1*CEL2.Também há como efetuar a multiplicação usando o recurso de 'Colar Especial', mas neste tutorial só iremos aprender como usar as fórmulas pelo fato de não serem tão difíceis e de também de serem mais práticas. Ainda existe outra forma: o 'MULT':


A2 =MULT(CEL1:CEL3)

No exemplo acima vemos que o resultado da célula A2 é : B1 x B2 x B3; imaginando que:

B1 = 5

B2 = 5

B3 = 2

A A2 seria 50, já que 5 vezes 5 igual a 25 e 25 vezes 2 igual a 50. ;-)

SUBTRAIR


A fórmula é simples: =CEL2 - CEL3. As mesmas "técnicas" de seleção de células explicadas em SOMAR podem ser utilizadas quando se deseja fazer a subtração na Excel. Uma coisa interessante é que se pode usar a fórmula de SOMAR para subtrair desde que um dos números seja negativo.
Veja o exemplo abaixo:

Célula A1: 10

Célula A2: -2

Fórmula da célula A3: =SOMA(A1:A2) = 8

SOMAR


Para somar células a fórmula básica é a seguinte: =SOMA(CEL1;CEL2).


É claro que substituindo "CEL1" e "CEL2" pelas células a serem somadas. Se você não sabe como "localizar" as células, basta lembrar do jogo Batalha Naval, ou seja, veja qual a letra da coluna em que célula está e depois veja qual o número da linha da mesma, ou simplesmente click na célula e observe este campo:

FORMULAS EXCEL

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Software



Software
É a parte lógica, ou seja, o conjunto de instruções e
dados que é processado pelos circuitos eletrônicos do
hardware. Toda interação dos usuários de computadores
modernos é realizada através do software, que é a
camada, colocada sobre o hardware, que transforma o
computador em algo útil para o ser humano.

Componentes Hardware



Hardware
É a parte física do computador, ou seja, é o conjunto
de componentes eletrônicos, circuitos integrados e
placas, que se comunicam através de barramentos

Sistemas Operacionais

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Conversão de Binário para Decimal


Uma forma de converter de Binário para Decimal é usando as potências de Base dois (2) e somarmos os resultados. Veja a abaixo:

Ex: a) 101
² 101 –> 1 0 1 –> 4 + 1 = 5
² 2² 2¹ 2º ¹º

Não entendeu veja mais detalhada abaixo a conversão do 101 passo a passo:
Numerais = 1 0 1
Potencias = 2 1 0
Base do decimal = 2 2 2

Total = 2^2 + 2^1 + 2^0 = 4 + 1 + 0 –> 5

Conversão de decimal para binário


Escrever um número inteiro em binário, isto é, na base dois, não apresenta problema. Cada posição digital representará uma potência de dois, da mesma forma que nos números decimais, cada posição representa uma potência de dez. Assim, 23.457 significa:

2x104 + 3x103 + 4x102 + 5x101 + 7x100.

Na base dois, a base usada nos computadores binários, o número 110101 representa:

1x25 + 1x24 + 1x22 + 1x20 = (53)decimal